Boletos - Remessas
Gere arquivos de remessa
VISÃO GERAL DO MÓDULO FINANCEIRO - BOLETOS: REMESSA
Depois de gerar os boletos, no contas a receber, é possível criar o arquivo de remessa, o qual possui todas as informações sobre os boletos emitidos, e assim poderá ser enviado ao banco associado a eles. Não se esqueça de importar o arquivo de retorno enviado pelo banco posteriormente para tratar os boletos. Vale lembrar que o Koper utiliza o Padrão Febraban CNAB 240 para gerar a remessa.
Aqui você irá encontrar:
SOBRE A INTERFACE
Todos os boletos gerados pelo Koper, são boletos registrados. Com isso, após emitir os boletos, sempre será necessário gerar os arquivos de remessa e enviá-los ao banco. Neste post cobriremos informações apqneas sobre como gerar o arquivo de remessa, sendo que o processo de como enviar este arquivo para o seu banco vai depender de cada banco e, por este motivo, não será abordado aqui.
O arquivo de remessa contém informações sobre os novos boletos, e quando você enviar para o banco este arquivos de remessa (processo de registro) o banco passará a ter a informações sobre os novos boletos. Além de informações sobre os novos boletos, o arquivo de remessa também informará ao banco sobre cancelamentos e atualizações. Veja abaixo a tela geral dos arquivos de remessa:
COMO GERAR UM ARQUIVO DE REMESSA
Para gerar um novo arquivo de remessa, basta você clicar no botão + GERAR REMESSA , na próxima tela escolha a conta corrente para a qual deseja gerar o arquivo de remessa:
Ao selecionar a conta corrente, o sistema irá listar todos os boletos da respectiva conta que ainda não tiveram arquivo de remessa gerados:
Considerações:
- Dica: gerar apenas um arquivo de remessa por dia. você pode gerar vários boletos ao longo do dia e ao final do dia gerar apenas um único arquivo de remessa, o qual irá conter todos os novos boletos. Desta forma você otimiza o tempo pois, ao invés de gerar um arquivo para cada boleto você irá gerar apenas um único arquivo de remessa para os vários boletos emitidos ao longo do dia.
- Detalhe importante: cada arquivo de remessa é específico para uma conta bancária, assim sendo, se você gerar boletos por contas diferentes será necessário gerar pelo menos um arquivo de remessa para cada uma das contas correntes.
- Não esquecer: após gerar o arquivo de remessa você precisará enviar este arquivo para seu banco. Este processo poderá ser feito diretamente pelo site do banco ou através de aplicativos de transmissão disponibilzados pelo próprio banco. Para maiores detalhes entrar em contato com o gerente de sua conta e com nossa equipe de atendimento (através do chat disponibilizado dentro do próprio Koper).
O próximo passo agora é importar o arquivo de retorno (.RET): Para maiores detalhes sobre como gerar o arquivo de retorno (pelo seu banco) você clique ->> aqui.