Aprovar solicitações
Aprove ou rejeite as solicitações
VISÃO GERAL DO MÓDULO COMPRAS - APROVAR SOLICITAÇÕES
Neste primeiro tópico do módulo de compras, são aprovados, reprovados e/ou alteradas as solicitações feitas no módulo Compras > Solicitações.
O acesso a essa área costuma ser exclusivo ao profissional responsável por adquirir insumos à obra, onde irá definir quais solicitações e orçamentos serão repassados, a fim de preservar o fluxo de caixa da organização.
Ainda, pode o comprador nessa aba selecionar qual(is) produtos serão adquiridos e qual(is) serão excluídos do pedido; ler ou fazer comentários sobre produtos específicos, verificar a disponibilidade desses produtos nos estoques, ou até buscar por materiais semelhantes.
Aqui você irá encontrar:
- SOBRE A INTERFACE
- DETALHES DE UMA SOLICITAÇÃO
- COMO APROVAR UMA SOLICITAÇÃO
- COMO APROVAR UMA SOLICITAÇÃO - REALIZANDO TRANSFERÊNCIA
- COMO REPROVAR UMA SOLICITAÇÃO
- COMO VISUALIZAR UM COMENTÁRIO EM UMA SOLICITAÇÃO
- COMO ADICIONAR UM COMENTÁRIO À UMA SOLICITAÇÃO
- COMO TROCAR PRODUTOS DE UMA SOLICITAÇÃO
SOBRE A INTERFACE
Aqui você pode:
- Visualizar os pedidos finalizados;
- Agrupar por solicitações e por produtos;
- Filtrar por local de consumo, status, data de entrega/data da solicitação ;
- Fazer pesquisa direta;
- Visualizar as informações gerais como nº de solicitação, local de consumo, quantidade, data da solicitação, prazo de entrega e status;
- Abrir solicitação (para maiores detalhes).
DETALHES DE UMA SOLICITAÇÃO
Ao abrir um pedido, é possível:
- Aprovar;
- Reprovar;
- ler comentários;
- Fazer transferências;
- Trocar por produtos semelhantes;
- Clicando sobre o produto ainda é possível ter acesso a informações como data, movimento, motivo e quantidade das últimas movimentações do mesmo produto para o mesmo local, realizadas anteriormente.
COMO APROVAR UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper - Compras - Aprovar solicitações
- Clique sobre o pedido que deseja aprovar;
- Clique sobre o ícone , para aprovar;
- Digite a quantidade do produto que deseja aprovar na compra;
- Clique no botão ;
- Na parte inferior direta da tela, clique em
- Na janela que abrir, selecione local de entrega do produto;
- Clique em .
No carrinho de compras:
- Clique no (carrinho de compras);
- Seleciona a opção ;
- Na janela que abrir decida qual será o próximo passo: gerar orçamento ou fazer compra avulsa;
- para isso clique e arraste da lista da esquerda para a direita o parceiro de sua escolha ou clique no ícone ;
- para isso basta selecionar o
Considerações:
- O motivo de poder fazer a ordem de compra avulsa sem associar a nenhum fornecedor, é para que a "lista" com os produtos seja lançada mesmo sem que haja um fornecedor definido. Assim depois que a compra for realizada e com a nota fiscal em mãos, o responsável pelo financeiro poderá associar o fornecedor à ordem de compra criada.
- Neste caso, ordens de compra sem fornecedor associado, aparecem para todos os fornecedores, no módulo financeiro > notas eletrônica e manuais, para que consiga associá-la ao fornecedor ao qual efetivamente realizou a compra.
- Ps.: Caso queira cancelar a aprovação, de uma operação ainda não concluída, basta clicar sobre o ícone que o processo será revertido.
COMO APROVAR UMA SOLICITAÇÃO - REALIZANDO TRANSFERÊNCIA
Evitando compras desnecessárias, o Koper oferece a opção de fazer transferência de um produto alocado em um centro de estoque, para outro (que esteja necessitando deste insumo), caso hája disponibilidade em estoque:
- Acesse Koper - Compras - Aprovar solicitações
- Clique sobre o pedido que deseja realizar transferência;
- Clique sobre o ícone (aprovar);
- No canto esquerda já janela aberta é posível ver as quantidades deste mesmo produto em estoque, e no campo na frente preencha com a quantidade que deseja fazer transferência;
- Por fim clique em ;
- Na parte inferior direta da tela, clique em ;
- Na janela que abrir, clique em .
COMO REPROVAR UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper - Compras - Aprovar solicitações
- Clique sobre o pedido que deseja reprovar;
- Clique sobre , para reprovar;
- Na parte inferior direta da tela, clique em ;
- Na janela que se abrir clique em novamente;
Considerações:
COMO VISUALIZAR UM COMENTÁRIO EM UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper - Compras - Aprovar solicitações
- Clique sobre o pedido que deseja ler comentário;
- Clique sobre o ícone ;
- Leia comentário e por fim clique em para fechar janela.
COMO NO EXEMPLO ABAIXO:
Considerações:
- Você ainda tem a possibilidade de:
- editar o comentário clicando sobre o ícone - desde que tenha sido feito por você;
- definir se o comentário adicionado pode ser visualizado pelo fornecedor - selecione a opção Este comentário pode ser exibido para o fornecedor no momento do orçamento;
- excluir comentários, clicando sobre o ícone - desde que o comentário tenha sido feito por você;
COMO ADICIONAR UM COMENTÁRIO À UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper - Compras - Aprovar solicitações
- Clique sobre o pedido que deseja ler comentário;
- Clique sobre o ícone ;
- Clique no botão ;
- Escreva o comentário que deseja adicionar;
- Caso queira que o fornecedor parceiro veja o comentário selecione a opção Este comentário pode ser exibido para o fornecedor no momento do orçamento
- Por fim clique em .
Considerações:
- Você ainda tem a possibilidade de:
- editar o comentário clicando sobre o ícone - desde que tenha sido feito por você;
- definir se o comentário adicionado pode ser visualizado pelo fornecedor - selecione a opção Este comentário pode ser exibido para o fornecedor no momento do orçamento;
- excluir comentários, clicando sobre o ícone - desde que o comentário tenha sido feito por você;
COMO TROCAR PRODUTOS DE UMA SOLICITAÇÃO
Para realizar troca do produto selecionado, por outro, basta seguir os seguintes passos:
- Clique sobre o pedido que deseja alterar produto;
- Clique sobre o ícone ;
- Selecione o produto que irá realizar troca;
- Na janela que se abrir, clique em ;
- Agora siga o processo de aprovação de pedido (explicado anteriormente).
Considerações:
- Só é possível realizar a troca de produtos do mesmo tipo;
- Todo produto trocado fica com a cor laranja, e passando o cursor do mouse sobre ele, é possível saber qual produto foi solicitado;
- Toda solicitação aprovada, finalizada ou reprovada pode ser encontrada clicando sobre o botão em Compras > Aprovar solicitações;
- Quando uma solicitação é feita, e por algum motivo o solicitante, pede cancelamento desta solicitação, cabe ao responsável por Aprovar solicitação ou o cancelamento;
- Todos os emails enviados tem validade de até 7 dias antes de expirar.
Que tal agora aprender a solicitar orçamentos utilizando nosso sistema?