Solicitações
Solicite aqui o produto que você precisa
VISÃO GERAL DO MÓDULO SUPRIMENTOS - SOLICITAÇÕES
Esta aba é utilizada para realizar solicitações de compra de suprimentos.
Todos pedido de compra não precisa ser um processo complicado. Faça solicitações que serão aprovadas no módulo Compras ->> Aprovar solicitações.
Aqui você irá encontrar:
- SOBRE A INTERFACE
- COMO FAZER UMA SOLICITAÇÃO
- COMO CADASTRAR UM INSUMO DURANTE A SOLICITAÇÃO
- COMO EDITAR UMA SOLICITAÇÃO
- COMO EXCLUIR UMA SOLICITAÇÃO
- COMO EXPORTAR UMA SOLICITAÇÃO
- COMO ADICIONAR UM COMENTÁRIO EM UMA SOLICITAÇÃO
- COMO PEDIR CANCELAMENTO DE UMA ORDEM DE COMPRA
SOBRE A INTERFACE
Aqui é possível:
- Criar nova solicitação;
- Agrupar por solicitações ou por produtos;
- Utilizar os filtros: Locais de consumo, Status, Data da solicitação e/ou data de entrega;
- Fazer pesquisa direta;
- Visualizar as solicitações finalizadas, canceladas, reprovadas e/ou rascunhos;
- Exportar arquivo PDF com as solicitações finalizadas, canceladas e/ou reprovadas.
- Visualizar as solicitações em aberto, rascunhos, aprovadas e/ou em análise;
- Exportar arquivo PDF com as solicitações abertas, aprovadas e em análise.
COMO FAZER UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre o botão ;
- Selecione o local de consumo e data limite de entrega;
- Agora clique e arraste da lista da direita para a lista da esquerda o produto que deseja solicitar, ou clique sobre o ícone ;
- Na janela que abrir selecione a especificação do produto que deseja e a quantidade que precisa;
- Feito isso clique em ;
- Clique em ;
- Confirme a solicitaçõa de produtos que acabou de fazer e clique em .
Para finalizar a solicitação siga os seguintes passos:
Considerações:
- Quando for registrar um pedido mas que ainda não tem certeza, o Koper te da a possibilidade de criar um rascunho.
Para fazê-lo ao invés de selecionar , no último passo da solicitação, clique sobre o botão . - Para confirmar o rascunho e fazer com que se torne pedido real, abra o rascunho da solicitação e clique em ;
- Na janela que abrir clique em .
Outras considerações:
- Rascunho ficam na cor amarela e apresentam o símbolo .
- Solicitações em atraso ficam com a data na cor vermelha
- Solicitações com prazo de entrega menores que o padrão para entrega no local definido, são consideradas urgentes (por padrão é definido o prazo mínimo de 7 dias, para alterar, vá até Suprimentos ->> Locais de estoque. selecione o local de estoque e faça os ajustes).
COMO CADASTRAR UM INSUMO DURANTE A SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre o botão ;
- Clique no botão ;
- Na janela que abrir preencha as informações gerais do produto;
- Nome, volume ocupaem estoque, apelido, unidade de medida, categoria, subcategoria e ainda definindo se ele possui unidade de medida especial, se ele é um equipamento e adicionar um comentário; - - Você também pode adicionar uma imagem do insumo adicionado.
- Por fim clique em PRÓXIMO>>;
- Na aba Embalagens defina se este produto possui embalagem e qual seu tipo e quantidade (operação opcional);
- Feito isso clique em PRÓXIMO>>;
- Na aba Componentes, você irá selecionar quais outros insumos compões este que você esta cadastrando (operação opcional);
- Novamente clique em PRÓXIMO>>
- Na aba de especificações, é possível criar especificações do produto que esta sendo adicionado (opcional);
- Por fim não se esqueça de clicar em ;
- E dê seguimento a operação de solicitação.
Considerações:
- Só será possível realizar esta ação, se o usuário possuir Autorização total à Suprimentos - Produtos;
- Para alterar nível de permissão de seus usuários do Koper, vá ao módulo Administração ->> Usuários e edite seu nível de permissão.
COMO EDITAR UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre a solicitação que deseja editar
- Clique sobre o botão ;
- Faça as alterações que achar pertinente;
- Feita(s) a(s) alteração(ções) clique em ;
- E por fim clique em .
Considerações:
COMO EXCLUIR UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre a solicitação que deseja editar
- Na parte superior da tela clique em ;
- Feito isso uma janela será aberta, clique em .
Considerações:
COMO EXPORTAR UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre a solicitação que deseja exportar;
- Clique sobre o botão .
- Dependendo da configuração de seu navegador, pode ser pedido uma autorização para que o download do arquivo PDF com os dados da solicitação seja iniciado.
Considerações:
- Também é possivel exportar um arquivo PFD com a listagem de todas as solicitações abertas, em análise e/ou aprovadas;
- Para isso na página principal de solicitações clique sobre o ícone . - O mesmo também pode ser feito com as solicitações finalizadas, canceladas e/ou reprovadas;
- Para isso clique sobre o botão e depois no ícone . - ou se quiser exportar de uma conta específica clique sobre a solicitação e depois no ícone ;
- Você também tem a possíbilidade de:
- filtrar as contas que deseja;
- alterar o agrupamento por produto (mostra o código, produto, pedido, local de consumo, total solicitado e situação) ou por solicitação (que mostra a solicitação e por quem foi feita, local de consumo, quantidade, data de solicitação, date de entrega e status);
- não é possível exportar relatórios de rascunhos.
COMO ADICIONAR UM COMENTÁRIO EM UMA SOLICITAÇÃO
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre a solicitação que deseja adicionar comentário (ou durante a solicitação);
- Clique sobre o ícone ;
- Adicione o comentário, caso queira que o fornecedor tenha acesso a este comentário selecione a caixa de seleção
- Por fim clique em ;
Considerações:
- Toda solicitação que possui comentário ao invés do ícone na cor preta, apresentará o ícone na cor verde .
- Quando estiver fazendo uma solicitação e se deparar com o mesmo ícone na cor vermelha , é porque este produto possui solicitações em aberto e por este motivo, você deve inserir um comentário com a justificativa do por quê está pedindo o mesmo produto novamente.
COMO PEDIR CANCELAMENTO DE UMA ORDEM DE COMPRA
Acesse Koper > Suprimentos > Solicitações
- Clique sobre a solicitação que deseja cancelar
- Na linha com a descrição do produto clique sobre o ícone ;
- Uma janela será aberta, clique em .
Considerações:
- Quando um pedido já teve inicio no processo de compra, não é mais possível editar o pedido. Para evitar que um pedido errado seja comprado, você pode solicitar cancelamento da solicitação.
- Só será possível solicitar cancelamento quando o pedido estiver nas seguintes etapas: aprovar solicitação, orçamento e/ou ordem de compra.
- Antes do processo de aprovação ser iniciado, o solicitante poderá editar o pedido e/ou adicionar comentários no pedido (como por exemplo que o pedido feito deve ser cancelado).
- No caso de um rascunho, basta abri-lo e clicar sobre o ícone ao lado do título "SOLICITAÇÕES" na parte superior esquerda da página.
Agora que já aprendemos como fazer uma solicitação de insumos, que tal irmos para a próxima etapa e aprender a cadastrar a entrada de novos suprimentos?