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Ordens de compra

Crie ordens de compra de acordo com o que precisa



VISÃO GERAL DO MÓDULO COMPRAS - ORDENS DE COMPRA:

Nessa página você poderá criar ordens de compra, assim como visualizar e acompanhar o status das ordens de compra geradas na aba de Orçamentos.

As ordens de compra podem vir da aprovação de uma solicitação, da negociação de compra ou diretamente a partir menu Ordens de compra.

Vale lembrar que é importante vinculá-la ao importar uma nota eletrônica ou criar uma nota manual.


Aqui você irá encontrar:



SOBRE A INTERFACE

Aqui você pode:

  • Criar novas ordens de compra;
  • visualizar as ordens de compra com status: em aberto e em andamento;
  • Filtrar por: fornecedor, local de entrega, status e/ou por data;
  • Fazer pesquisa direta;
  • E Visualizar as ordens de compra finalizadas;

  Considerações:

  • Aberto: Quando a ordem de compra foi cadastrada manualmente ou gerada pelo orçamento porém ainda não foi aprovada.
  • Aprovada: Quando o fornecedor em que está vinculado a ordem de compra, respondeu a análise de aprovação, aprovando a ordem de compra.
  • Reprovada: Quando o fornecedor em que está vinculado a ordem de compra, respondeu a análise de aprovação, reprovando a ordem de compra.
  • Em andamento: Quando algum produto da ordem de compra já foi recebido



DETALHES DE ORDENS DE COMPRA FINALIZADAS

Acesse Koper > Compras > Ordens de compra

  • Acesse a ordem de compra que deseja imprimir;
  • Clique sobre o botão ;

Nesta página você poderá:

  • Utilizar os filtros para encontrar a(s) ordem(s) de compra de seu interesse.
  • Fazer pesquisa direta;
  • Acessar detalhes das ordens de compra finalizadas, tais como informações:
    - gerais;
    - de antecipação;
    - de produtos;
    - fretes;
    - pagamento;
    - abrir detalhes do fornecedor vinculado a ordem de compra.

  Considerações:

  • Todos os emails enviados tem validade de até 7 dias antes de expirar.



COMO CRIAR UMA ORDEM DE COMPRA

Acesse Koper > Compras > Orçamento

  • Clique o botão ;
  • Selecione o fornecedor;
  • Clique e arraste o produto que deseja adicinar em sua ordem de compra, da lista da direita para a lista da esquerda (ou clique no ícone  );
  • Selecione a especificidade do produto na janela que vai abrir;
  • Clique no botão ;
  • Clique en PRÓXIMO >> ;
  • Selecione o local de entrega;
  • Clique no botão  ;
  • E por fim clique em  novamente;

Quando for gerar uma Ordem de compra, e o local de entrega possuir Acompanhamento de obra, será necessário definir para qual serviço este insumo será utilizado.


FAÇA COMO NO EXEMPLO ABAIXO:

  1º Selecione o insumo e local de entrega. Depois "Especificar serviços" para onde será destinado o insumo.
  2º Dentre os serviços listados, defina quanto insumo será destinado para ele.

  • Depois de feita a Ordem de compra o valor e o insumo serão adicionados à etapa selecionada, e poderão ser vistas estas informações no Acompanhamento de obra.


  • COMO CADASTRAR UM INSUMO DURANTE O REGISTRO DE UMA ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Clique sobre o botão ;
    • Clique no botão ;
    • Na janela que abrir preencha as informações gerais do produto;
      - Nome, volume ocupaem estoque, apelido, unidade de medida, categoria, subcategoria e ainda definindo se ele possui unidade de medida especial, se ele é um equipamento e adicionar um comentário;
    • - Você também pode adicionar uma imagem do insumo adicionado.
    • Por fim clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Embalagens defina se este produto possui embalagem e qual seu tipo e quantidade (operação opcional);
    • Feito isso clique em PRÓXIMO>>;
    • Na aba Componentes, você irá selecionar quais outros insumos compões este que você esta cadastrando (operação opcional);
    • Novamente clique em PRÓXIMO>>
    • Na aba de especificações, é possível criar especificações do produto que esta sendo adicionado (opcional);
    • Por fim não se esqueça de clicar em ;
    • E dê seguimento a operação de solicitação.
    • E continue cadastrando a ordem de compra.

      Considerações:

    • Só será possível realizar esta ação, se o usuário possuir Autorização total à Suprimentos - Produtos;
    • Para alterar nível de permissão de seus usuários do Koper, vá ao módulo Administração ->> Usuários e edite seu nível de permissão.



    COMO ANEXAR UM ARQUIVO EM UMA ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Identifique a ordem de compra que deseja anexar um arquivo e clique sobre ela para abrir mais detalhes;
    • No painel Informações gerais, clique no botão ;
    • Selecione o arquivo em seu computador;
    • Por fim clique em Abrir.

    COMO FINALIZAR UM INSUMO EM UMA ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Orçamento

    • Clique sobre a ordem de compra que deseja finalizar;
    • No painel PRODUTOS identifique o insumo que deseja finalizar;
    • Clique em 
    • Preencha a quantidade recebida do produto;
    • Por fim clique em .

      Considerações:

    • Caso queira finalizar a ordem de compra por completo e ela possua mais de um insumo,será necessário realizar o mesmo processo para todos os insumos.
    • A ordem de compra só será finalizada quando todos os produtos forem finalizados.
    • Quando a ordem de compra é vinculada a uma Nota Manual ou NFe, ela finaliza automaticamente, indicando que a compra foi concluída.  



    COMO EDITAR UMA ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Ordens de compra 

    • Acesse a ordem de compra que deseja editar;
    • Clique sobre o botão de ;
    • Faça as alterações que achar pertinente;
    • Clique no botão .

      Considerações:

    • Só é possível editar uma ordem de compra enquanto a ela não estiver finalizada;



    COMO CANCELAR UMA ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Ordens de compra

    • Acesse a ordem de compra que deseja cancelar;
    • Clique sobre o botão ;
    • Na janela que se abrir clique em .


    COMO IMPRIMIR ORDEM DE COMPRA

    Acesse Koper > Compras > Ordens de compra

    • Acesse a ordem de compra que deseja imprimir;
    • Clique sobre o botão ;
    • Dependendo das configurações de seu navegador, o download do arquivo PDF, pode ser automática, ou requerer autorização.


    COMO EDITAR A DATA DE ENTREGA NEGOCIADA

    Acesse Koper > Compras > Ordens de compra

    • Identifique a ordem de compra que deseja alterar data de entrega negociada;
    • Clique sobre a ordem de compra para abrir mas detalhes;
    • Na parte superior da tela clique em ;
    • Uma janela sera aberta, identifiquei o campo "Entregar até";
    • Altere a data;
    • No final da tela clique em .

    Como no exemplo abaixo:




    Agora que já sabemos como emitir uma ordem de compra, que tal aprender como solicitar uma ordem de serviço?