Searching for

FINANCEIRO

O módulo feito para controle total sobre o departamento financeiro da sua contrutora.

Nessa parte do sistema, você tem uma ferramenta para dar suporte não apenas às rotinas operacionais (Contas a Pagar e Receber, emissão de boletos, etc)...mas também realizar Análises Financeiras estruturadas.

É uma das partes mais importantes do sistema, pois traz informações relevantes para apoiar as decisões do gestor.

Dentro do módulo, você encontra:

Contas a pagar:

Nessa página, o usuário tem uma lista de Contas a Pagar que pode ser ordenada e filtrada de acordo com suas necessidades: por vencimento, por fornecedor, por emissão, somente as que ainda não estão pagas, etc. Dica Importante: as Contas a Pagar que aparecem aqui são lançadas em outras partes do sistema, ou seja, você não lança as contas a pagar aqui. O Contas a Pagar é um reflexo de lançamentos realizados em outros locais (Notas Eletrônicas, Notas Manuais, Tributos, Importação de Registros Iniciais e Folha de Pagamento). Aqui você fará as baixas das contas que foram pagas, poderá também emitir relatórios, agrupar e parcelar contas.



Contas a receber:

Nesse menu encontram-se todas as contas a receber, tanto as contas em aberto para recebimento como as contas que já foram recebidas. Você pode escolher a ordenação, e decidir quais contas deseja ver através dos filtros: Recebidas, Não Recebidas, Vencidas, etc. Pode também filtrar por Centro de Custo, por Vencimento ou por data de Recebimento (no caso das contas já recebidas).

Assim como no módulo de Contas a Pagar, você não irá lançar aqui nenhuma conta a receber. As contas que aqui aparecem vieram das Vendas, e também podem ter sido importadas via arquivo Excel através dos Registros Iniciais.

Além disso, no Contas a Receber você também poderá gerar boletos, parcelar contas e emitir relatórios sobre a posição financeira dos clientes.



Notas eletrônicas:

Os lançamentos realizados aqui irão gerar o Contas a Pagar e, no caso de notas de produto, também geraram Entradas de Estoque. O usuário pode importar notas fiscais eletrônicas a partir de arquivos XML e também anexar a DANFE em formato PDF. Com o Koper você terá a gestão eletrônica de todos os seus documentos importantes: suas notas ficarão armazenadas e sempre disponíveis. Além disso, aqui você tem a visão de todas as notas já lançadas, podendo filtrar por Fornecedor (Parceiro), Local de Entrega ou Data de Emissão. A pesquisa rápida também permite encontrar facilmente a nota desejada, usando como critério o: número da nota, nome do parceiro, local de entrega, situação; e até mesmo pesquisar pelos itens de cada nota.



Notas manuais:

Da mesma forma que ocorre com as Notas Eletrônicas, ao lançar as Notas Manuais você estará gerando o Contas a Pagar. Além disso, se for nota de produto, também gera Entrada de Estoque. Aqui nas Notas Manuais você também pode lançar diversas Despesas Fixas ou Recorrentes, tais como: aluguel, energia elétrica, água, telefone, etc. As notas marcadas como recorrentes irão aparecer automaticamente como previsões nos meses subsequêncites.



Tributos:

Aqui ficam listados os impostos e taxas que devem ser pagos periodicamente pela empresa. Em casos específicos, ou seja, para legislações locais, é possível ainda adicionar ou remover essas tributações do sistema. Ao lançar Tributos o Koper gera o Contas a Pagar e, além disso, nos meses subsequentes gera previsões - as quais deverão ser consolidadas no momento em que a conta for efetivamente recebida.



Boletos - Boletos Emitidos:

Aqui você tem uma lista com todos os boletos já emitidos no Contas a Receber. Para gerar boletos pelo Koper é necessário primeiro, ter uma conta bancária cadastrada e configurada no Koper, no módulo Bancos/Caixas; Segundo, liberação de seu banco para emitir boletos utilizando sistema próprio (Koper) ao invés de emitir pelo sistema do prórpio banco. Todos os boletos gerados pelo Koper são boletos registrados, por isso, será necessário gerar arquivos de Remessa e de Retorno



Boletos - Remessas:

É aqui que você deve vir após gerar os boletos no Contas a Receber, com o objetvo de Gerar o Arquivo de Remessa. Todos os boletos devem ser incluídos em um arquivo de remessa, e todos os arquivos de remessa devem ser enviados para o banco para concluir o processo de registro (boleto registrado). Em um único arquivo de remessa é possível incluir diversos boletos, assim sendo, você poderia gerar diversos boletos ao longo do dia e ao final do dia gerar um único arquivo de remessa e enviar para o banco - neste exemplo, um único arquivo de remessa teria as informações de todos os boletos gerados no dia.



Boletos - Retornos:

Use essa aba para importar arquivos de retorno no formato .RET, fornecidos pelo banco. Normalmente você consegue fazer o download do arquivo de retorno diretamente no site de seu banco. Importante: ao importar o arquivo de retorno o Koper receberá a informação sobre todos os boletos que foram liquidados, com isso, os boletos serão automaticamente baixados.



Cheques:

Se você utiliza cheques próprios para fazer pagamentos aos seus parceiros, temos a solução pra você! Aqui você pode cadastrar os taloões, emitir e cancelar cheques, e usar esses cheques para pagar diversas contas do seu Contas a Pagar. Este processo é muito útil em especial quando se leva em consideração a Conciliação Bancária, disponível no módulo Bancos / Caixas, pois você poderá usar um cheques para fazer pagamento de diversas contas e somente quando você compensar o cheque é que irá gerar movimentação bancária.



Bancos/Caixas:

Aqui podemos cadastar todas as Contas Bancárias da Empresa, bem como o  Caixia Interno da empresa. Além disso, podemos lançar transferências realizadas entre as contas da empresa. Entrando em cada conta é possível ter acesso ao extrato e acompanhar todas as movimentações de entrada e saída - além do saldo individual de cada conta e o saldo global de todas as contas. Uma das funções mais importantes deste módulo é a Concilição Bacária, que pode ser feita importando-se o extrato bancário em formato OFX.



Cadastros - CFOP:

A Tabela CFOP diz respeito a códigos numéricos que identificam a natureza de circulação de uma mercadoria ou a prestação de serviço. Aqui você pode configurar cada CFOP para informar se gera ou não entrada de estoque e/ou financeiro.



Cadastros - Indexadores:

Indicadores financeiros são elementos que representam uma análise da situação financeira de determinada categoria, levando em consideração fatores que a influenciam. No mercado imobiliário comumente utilizam-se quatro indicadores para a correção das parcelas conforme reajustes previstos nos contratos, sendo eles: IGPM, INPC, CUB e INCC. Aqui no Koper você poderá cadastrar todos os indicadores que deseja utilizar nas operações de venda, o que permitirá a atualização automática das parcelas do Contas a Receber.



Cadastros - Tipos de tributos:

Ao lançar um Tributo o usuário deverá escolher qual tipo de Tributo deseja lançar. Neste sessão ficam listados todos os tipos de tributos existentes no Koper, e você poderá cadastrar novos ou editar/excluir os existentes.



Cadastros - Categorias de lançamentos:

No Koper todas as Entradas e Saídas podem ser classificadas dentro de um Plano de Contas. Este plano de contas é o que chamamos de Categorias de Lançamentos, e aqui você poderá ver o plano completo, criando novas categorias ou editando as categorias existentes conforme necessário.



Cadastros - Configurações:

Configure aqui quais tipos de documentos deseja permitir que seu contador tenha acesso através do Portal do Contador.